Historial
A Casinha, IPSS foi registada e reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública em 19 de Agosto de 2002. A instituição esteve em funcionamento como Centro de Convívio desde o ano de 2010, entrando em inatividade em Abril de 2012.
Em 15 de Março de 2014 uma nova lista de corpos gerentes foi eleita em Assembleia Geral de Sócios para o triénio 2014/2017, a qual preconizou um conjunto de esforços para a sua reabilitação. Em Maio de 2016 iniciou-se a resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário.
Neste momento o principal objetivo é implementar um Centro de Dia e retomar a atividade da Instituição, 1º piso do Mercado de Monsanto.
Objetivos
- Objetivos gerais: Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias; Assegurar aos indivíduos e respectivas família a satisfação das necessidades básicas.
- Objetivos específicos: Procurar a participação dos utentes, na organização e execução de atividades; Promover a integridade mental, física e psíquica das pessoas idosas; Aumentar o sentimento de autoestima; Proporcionar a integração social dos nossos idosos; Prestar cuidados individualizados e personalizados, ao nível da satisfação das necessidades básicas e apoio psico-social aos utentes de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar; Facilitar a aquisição de novos conhecimentos, que respeitem as preferências e gostos pessoais dos idosos.
Missão
Apoiar socialmente a comunidade local, prestando um conjunto de serviços de apoio a pessoas, com total ou parcial autonomia, contribuindo para a manutenção dos idosos no seu meio sócio-famíliar.
Valores
- Solidariedade
- Confiança
- Respeito
- Rigor
- Responsabilidade
- Cooperação
- Transparência
- Ética
- Igualdade
- …
Visão
Ser uma Instituição de referência na prestação de cuidados e serviços nas valências que desenvolve, tendo sempre em vista a satisfação das necessidades da população infantil, idosa e respetivas famílias.
Orgãos Sociais
São órgãos da Associação a Assembleia Geral, a Direção e o Conselho Fiscal. O exercício do cargo dos titulares dos órgãos é gratuito.